[17/01/13]
Procura ao Procon cresce 20%
O número de atendimentos registrados por Procons de todo o país em 2012 cresceu 19,7% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados ontem, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça. No total, foram 2,03 milhões de demandas. Os serviços de telefonia móvel estão no topo do ranking, seguidos dos de bancos e de cartões de crédito, o líder em 2011.
A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, explica que o crescimento da quantidade de atendimentos foi causado sobretudo pelo aumento do poder de compra da população. “Estamos consumindo mais e isso fatalmente eleva o número de demandas. Não podemos esquecer, porém, que também houve um aumento no número de Procons ligados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec)”, afirmou. Atualmente, Procons de 292 cidades brasileiras fazem parte do Sindec.
Os atendimentos relacionados às operadoras de telefonia celular representaram 9,17%. Em seguida, aparecem os bancos comerciais (9,02%), os cartões de crédito (8,23%), a telefonia fixa (6,68%) e as financeiras (5,17%).
Priscilla Oliveira
Fonte:CORREIO BRAZILIENSE - ECONOMIA
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